Dr. Helio Sampaio Filho
   Cirugião Dentista
   CRO/SP 15252

   Cirugião Dentista
   Periodontista

   Homeopatia
   Acupuntura


   R. Joaquim Antunes, 727 - cj. 76
   Pinheiros - São Paulo / SP

   Fone.: (11)3816-2909
               (11)7246-6847

Periodontia
Avaliando a origem da palavra periodontia temos em Peri = “ao redor de” (na periferia) e odontia de odonto= dente. Deste modo a Periodontia é a especialidade que trata das afecções, das doenças encontradas ao redor do dente, no periodonto.

E o que temos ao redor do dente? Fazendo parte do periodonto, temos a gengiva, que tem a função de proteger as estruturas dentarias e de certa forma ajudar na fixação do dente. O dente está inserido, encaixado no chamado osso alveolar na maxila e na mandíbula e a firmeza destes dependem, entre ostras coisas da quantidade e da qualidade de osso que o indivíduo possui. Fazendo a união do dente, do osso e da gengiva temos ainda no periodonto, os ligamentos dentários que servem, além do auxilio na fixação, de “amortecedor” para os impactos da mastigação.

Num periodonto saudável, encontramos uma gengiva com coloração rosa pálido, aonde não existe sangramento, ou outro tipo de secreção, e o seu contorno deve ser uniforme formando uma moldura agradável e harmônica ao redor dos dentes.

Esta gengiva está firmemente aderida, “abraçando” o dente sem que haja excessos (uma gengiva inchada, por exemplo) ou recuo da mesma, nas chamadas retrações gengivais.

Os dentes são estáveis no periodonto e qualquer sinal de movimento, de mobilidade denota algum tipo de problema que deve ser investigado por um dentista.

A principal, porém não a única causa das doenças que podem afetar o periodonto, é a placa bacteriana, ou biofilme dental, que é uma massa translúcida ou esbranquiçada que tem como origem a película de saliva que envolve os dentes, porém com a incorporação de bactérias na sua composição, que podem causar danos, gerando inflamações (gengivites) ou colaborando na destruição óssea (periodontites).

Estas duas principais doenças que afetam a saúde bucal – gengivite e periodontite – devem ser diagnosticadas e tratadas por um especialista que irá, entre outros procedimentos, orientar o paciente em como remover adequadamente a placa bacteriana com o uso de fita ou fio dental e técnicas adequadas de escovação dos dentes.
Copyright © 2012 - Todos os direitos estão reservados